A governança e o compartilhamento de conhecimento nos serviços de coworking
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2324Resumo
Este estudo objetiva investigar quais os principais benefícios da colaboração no âmbito da governança relacional (confiança e contrato) e do compartilhamento de conhecimento no segmento de prestação de serviço de coworking. O trabalho contribui com reflexões sobre a colaboração como potencial estratégico aos empreendedores, uma vez que colaboração e empreendedorismo, governança e compartilhamento de conhecimento são fatores importantes aos empreendedores. Para analisar empiricamente os espaços de coworking, foi realizada uma coleta de dados por meio de aplicação de questionários para usuários e não usuários destes ambientes e para gestores dos espaços de coworking, e foi realizada a análise dos comentários de usuários nas mídias. O estudo conclui, sem intenção de generalizar seus resultados, que há usuários que utilizam coworking frequentemente para suas atividades, percebendo a colaboração, incluindo a governança relacional e o compartilhamento do conhecimento, como potencial estratégico aos empreendedores, conforme sugere a literatura referenciada. Os respondentes identificam oportunidades, porém a percepção em relação a confiança foi em menor nível. A análise dos comentários indica a existência de uma visão positiva dos entrevistados. Este estudo instiga uma pesquisa mais aprofundada destes espaços no meio acadêmico e comercial, a fim de contribuir para que os espaços de coworking se constituam em recursos cada vez mais estratégicos, fidelizando os usuários por meio dos benefícios aqui identificados.
Palavras-chave: Colaboração. Governança. Compartilhamento de Conhecimento.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.