Avaliação da Gestão da Qualidade dm Obras Prediais: Contribuições Práticas a Partir de um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2351Resumo
Este trabalho tem por objetivo identificar ações tomadas por uma empresa de construção civil para a busca da qualidade nos processos de construção. Para fundamentar este trabalho teoricamente, foram abordados parâmetros e práticas para a gestão da qualidade. Como método de trabalho foi realizado um estudo de caso em uma obra predial onde foram identificados os procedimentos no controle e melhoria da qualidade a partir de entrevistas com a equipe de engenharia e observação participante. Os resultados obtidos mostram que, apesar de ser uma obra bem organizada, com projetos e planejamento adequado, e definição de responsáveis por cada atividade, foram identificados processos não documentados e retrabalho nas atividades da mesma. Observou-se também que há falhas no controle de recebimento e armazenamento de materiais, e na inspeção dos serviços, bem como, falta uma retroalimentação do sistema na qualificação de fornecedores de materiais e serviços, e agilidade no processo de compras. Dificuldades como estas mostram a necessidade padronizar e documentar os principais procedimentos da obra formando um sistema de controle da qualidade. Desta forma será possível reduzir retrabalho e desperdícios e promover estabilidade e previsibilidade para a gestão da obra.
Palavras Chave: Qualidade. Obras Prediais. Gestão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.