Proposta de redução de consumo de tintas em uma empresa produtora de aço pré-pintado
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i4.2359Resumo
O aço pré-pintado é uma solução eficiente para indústrias de construção civil e linha branca, substituindo o aço comum pintado por métodos pouco eficientes. Em uma empresa produtora de aço pré-pintado, é importante controlar o consumo de tinta aplicada sobre o produto para que suas características técnicas sejam atendidas e custos com matéria prima controlados. O presente artigo utilizou o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) para realizar experimentos, analisar resultados e criar ferramentas que capacitem uma empresa produtora de aço pré-pintado a reduzir o consumo de tintas. Os objetos de estudo foram o processo de aplicação de tinta em uma linha de aço pré-pintado e as variáveis que influenciam o consumo de tintas e o processo de medição de espessura de camada. Para tal, diferentes métodos de medição foram avaliados para determinar o método mais adequado. Métricas de controle de camada e consumo de tintas foram criadas e comparadas em gráficos que possibilitaram identificar anomalias técnicas e de medição de camada. O estudo gerou uma redução no consumo de tintas de mais de R$ 1 milhão em oito meses de implementação das ações na empresa estudada.
Palavras-chave: Consumo de tintas. Medição de camada de tinta. Aço pré-pintado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.