Comparação dos projetos fatoriais completo e fracionado em um modelo de simulação de eventos discretos em um sistema de manufatura para os leiautes celular e celular virtual
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i2.2422Resumo
Este trabalho procura contribuir na escolha adequada do leiaute; tem por objetivo principal a aplicação de um Projeto Fatorial Fracionado e um Planejamento Fatorial Completo na simulação de um sistema de manufatura. São comparados o leiaute celular tradicional e o celular virtual, oito fatores de controle e a variável resposta é a utilização de recursos. A análise estatística realizada incluiu a Análise Exploratória de Dados, Análise de Variância, Teste t de Student e construção de Intervalos de Confiança para a Média. Efetuou-se a Análise de Sensibilidade para identificar os fatores com maior contribuição na variável resposta. Os resultados indicam que os dois tipos de projetos fatoriais chegam aos mesmos resultados no leiaute celular virtual, leiaute este, que apresenta utilização superior dos recursos em relação ao tradicional e os fatores mais influentes são o tempo de manutenção e de chegada dos lotes. Para o leiaute tradicional, os fatores que mais contribuem na utilização dos recursos são, além do programa de manutenção, a quantidade de lotes simulados e seu tamanho. Na análise de sensibilidade, o tempo de manutenção é o fator com maior influência na utilização dos recursos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.