Confiabilidade de prensas excêntricas horizontais paralelas de uma linha de fabricação de embalagens metálicas para bebidas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i2.2516Palavras-chave:
Manutenção. Disponibilidade. Confiabilidade.Resumo
Com o passar do tempo, a manutenção deixou de ser uma atividade corriqueira nas organizações e se tornou fator primordial para a confiabilidade e disponibilidade dos processos produtivos. Com o objetivo de demonstrar a eficiência dos cálculos de Confiabilidade e, assim, propor a Metodologia da Confiabilidade como ferramenta de melhoria em um processo de manutenção de uma linha de produção automatizada foi realizado um relato técnico da aplicação de indicadores de manutenção num ambiente de manufatura em uma multinacional fabricante de latas de alumínio para bebidas. Os cálculos de Confiabilidade foram aplicados em uma linha com nove Prensas Excêntricas Horizontais em paralelo, do setor de estamparia. Para a pesquisa, foram coletados dados históricos de tempo até o reparo e tempo entre falhas do equipamento em estudo. Com o auxílio do software Excel 2013® foi calculado Tempo Médio para Reparo, o Tempo Médio Entre Falha, a Disponibilidade e, por fim, a Confiabilidade individual e do sistema. Com base nos resultados obtidos, identificou-se que o equipamento estudado está em uma fase que apresenta pouco desgaste e que não poderia relatar o número de falhas em um período curto, porém os cálculos evidenciam a relevância do seguimento de manutenção planejada. Assim, o presente estudo indica a manutenção preventiva como uma nova estratégia para prevenir as falhas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.