Implementação e continuidade do Ciclo PDCA: Um estudo de caso no setor metal mecânico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i3.2572Palavras-chave:
Gestão da Qualidade, PDCA, Ferramentas da QualidadeResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a implementação e a continuidade do Ciclo PDCA como forma de gerenciamento para a aplicação de melhorias em toda a linha de produção de uma empresa do setor metal mecânico. Este estudo de caso teve início com a identificação das principais não conformidades existentes ao longo dos processos produtivos. Em seguida, utilizando o PDCA, planejou-se diversas melhorias em todos os setores da fábrica que foram aplicadas com o intuito de atingir algumas metas estabelecidas. Através do monitoramento dos indicadores relacionados a qualidade e produtividade, constatou-se uma redução de 55% nos custos da empresa com não conformidades e também ganhos de produtividades em alguns setores chave. Todas as alterações nos processos foram documentadas, para que as padronizações permanecessem inseridas na cultura da empresa. Como principal contribuição, verificou-se que, após notar os resultados de diminuição de custos, a empresa autorizou a implementação do PDCA como uma de suas estratégias de qualidade, dando continuidade ao programa de Gestão da Qualidade da empresa.Referências
ABNT. NBR ISO 9000: Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. Rio de Janeiro, 2015.
CAMPOS, V. F. TQC Controle da Qualidade Total no estilo japonês. 8. ed. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2004.
CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade – Conceitos e Técnicas. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2012.
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E.P. (Org.) Gestão da Qualidade: Teoria e Casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.
COSTA, E.L. J. Gestão em processos produtivos. Curitiba: Ibpex, 2008.
HALL, P. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
LONGO, M. T.; MORAES, K. K.; BARBOSA, P. P.; SANTOS, V. C.; RODRIGUES, G. J.. Aplicação do Ciclo PDCA e de Ferramentas da Qualidade em uma Empresa Produtora e Empacotadora de Alimentos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 36., 2016, João Pessoa. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2016.
MACHADO, S. S. Gestão da qualidade. Inhumas: IFG; Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2012.
MENEZES, E.; SILVA, E. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.
PRODANOV, C.; FREITAS, E. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013.
SLACK, N. et al. Administração da produção. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.
TOLEDO, J. C. et al. Qualidade: gestão e métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.