Gestão de riscos em rede de suprimentos: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i3.2597Resumo
A rede de suprimentos está sujeita a riscos que podem causar rupturas e afetar a capacidade de atender eficazmente os seus clientes, logo é fundamental gerenciar seus riscos para reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência. Diante da necessidade de estudos que tratem essa temática para fornecer informações atualizadas e consistentes, este estudo objetiva traçar um panorama da literatura acadêmica sobre a gestão de riscos na rede de suprimentos. Foi realizado um estudo bibliométrico a partir do levantamento de palavras-chave na base Web of Science e da utilização das ferramentas VOSviewer 1.6.13 e Tree of Science (ToS). Os resultados indicam: 1) os autores mais influentes da área de gestão de riscos na rede de suprimentos; 2) grande impacto das publicações tem origem dos EUA, China e Inglaterra, e a participação de países da América do Sul, incluindo o Brasil, é bastante limitada; 3) lacunas encontradas intra e inter clusters temáticos apontados pela rede de co-ocorrência de palavras-chave podem ser exploradas futuramente para avanços teóricos e empíricos e 4) não há restrições ou preferências por pesquisas qualitativas ou quantitativas ou por determinados métodos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.