Gestão de Micro e Pequenas Empresas: Uma proposta pedagógica para o desenvolvimento de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2609Palavras-chave:
Educação no Ensino Superior, Plano de Trabalho Docente, Planejamento Educacional, Engenharia de Produção, Micro e Pequena EmpresaResumo
O elemento central deste artigo foi realizar um exame sistemático dos principais itens existentes na literatura para elaborar uma proposta pedagógica no desenvolvimento da disciplina de Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) do curso de Engenharia de Produção. Perante o contexto, buscou-se fazer um estudo exploratório nas diretrizes curriculares do curso e na literatura relacionada à gestão de empresas de pequeno porte. Como resultado, ressalta-se a construção de um quadro sinóptico para sistematizar o Plano de Trabalho Docente (PTD) e justificar a sua proposta pedagógica, metodologias, materiais textuais, recursos tecnológicos e processos de avaliação a serem utilizados nas aulas da disciplina. Dessa forma, espera-se que este estudo seja relevante do ponto de vista acadêmico, pois abrange a estruturação de um PTD da disciplina de GMPE para o curso de Engenharia de Produção, podendo ser adaptado para outras composições curriculares. As conclusões provenientes da pesquisa destacam o quanto é importante o planejamento educacional no ensino superior, bem como a relevância da abordagem de particularidades das micro e pequenas empresas no processo de ensino-aprendizagem do engenheiro de produção.
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