Proposta para estruturação da gestão da melhoria contínua em uma fabricante de bebidas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.285Resumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma proposta para estruturação da gestão da melhoria contínua em uma empresa brasileira fabricante de bebidas. As práticas de melhoria contínuam na empresa, tradicionalmente, não são articuladas aos objetivos estratégicos do negócio e são relativamente informais, apesar das certificações ISO 9000 e ISO 22000 já obtidas pela empresa. Esse modo de condução das atividades de melhoria contínua inviabilizam a sustentação desse processo a longo prazo. Segundo a bibliografia da área, não existem modelos de gestão da melhoria contínua prontos para implementação nas empresas; eles devem ser criados e adequados a cada caso, partindo dos conceitos e ferramentas prescritos na biliografia. A pesquisa foi conduzida, utilizando-se o método da pesquisa-ação, pois busca uma proposta baseada em problemas reais, com ampla participação na busca da solução, por meio de interação entre pesquisadores e membros da empresa. A revisão bibliográfica e o diagnóstico realizado, por meio da pesquisa-ação, permitiram o desenvolvimento de uma proposta para estruturação da gestão da melhoria contínua, alinhada aos objetivos estratégicos e às especificidades da empresa. Esta proposta compreende, de maneira sintetizada, quatro elementos-chave: - Formalização do Processo de Gestão da Melhoria Contínua (MC); - Alinhamento às Estratégias da Empresa; - Criação de Ambiente e Motivação para MC e - Desenvolvimento e Avaliação da Capacidade e da Maturidade da MC.
Palavras-chave: Melhoria contínua; Gestão da melhoria contínua; Maturidade da Melhoria Contínua.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.