Customer behavioral variables: a study in small and medium-sized commercial companies
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v18i00.2941Palavras-chave:
comportamento do cliente, variáveis comportamentais, pesquisa bibliográfica, método Delphi, pequenas e médias empresas.Resumo
Objetivo – O presente estudo tem como objetivo geral identificar as variáveis comportamentais de clientes de pequenas e médias empresas comerciais.
Desenho/Metodologia/Abordagem – Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na qual foi realizado um levantamento bibliográfico e entrevistas com gestores para atingir o objetivo. A pesquisa bibliográfica consistiu em uma busca nos anais de todos os Encontros Nacionais de Engenharia de Produção, identificando trabalhos que abordassem o comportamento dos clientes. Em relação às entrevistas, foi aplicada a metodologia Delphi com gestores de pequenas e médias empresas comerciais.
Resultados – Após a realização da pesquisa bibliográfica, foram encontradas um total de cinquenta e oito variáveis comportamentais que podem influenciar a decisão de compra dos clientes. Com a aplicação da pesquisa Delphi, foi possível validar as variáveis comportamentais encontradas na pesquisa da literatura e agrupá-las, por meio de consenso entre os gestores. A pesquisa proporcionou identificar quais variáveis comportamentais são mais citadas/valorizadas pelos clientes. Após, os gestores puderam mensurar quais as mais importantes variáveis em seus segmentos e agrupar as mesmas. Os resultados têm potencial para suportar novas estratégias, visando apoiar os gestores em seu processo de tomada de decisão.
Originalidade/Valor – O trabalho proporcionou um amplo conhecimento sobre os diversos fatores e variáveis que podem influenciar no comportamento dos clientes de pequenas e médias empresas comerciais. Além disso, para validar as variáveis encontradas na literatura, aplicou-se a metodologia Delphi por meio de entrevistas realizadas com gestores de empresas, onde foi possível obter consenso entre as variáveis comportamentais, conforme a opinião dos gestores.
Palavras-chave – comportamento do cliente, variáveis comportamentais, pesquisa bibliográfica, método Delphi, pequenas e médias empresas.
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