Balanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso real

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.3020

Palavras-chave:

Indústria náutica, Estaleiro náutico, Planejamento agregado, Programação linear, Planejamento da capacidade

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é propor uma metodologia para otimização do problema do planejamento agregado em estaleiros náuticos e ilustrar sua aplicação em um caso real. A metodologia deve ser genérica e flexível, de forma que possa servir como referência para aplicação em qualquer estaleiro náutico de pequeno porte. Referencial Teórico: O planejamento agregado é o processo de balanceamento da produção com a demanda, projetada para horizontes de tempo em geral de seis a doze meses. Esse balanceamento pode ser feito atuando-se sobre os recursos produtivos. Nesse processo, o que se procura é combinar esses recursos de maneira a, simultaneamente, atender à demanda e obter custo mínimo. Metodologia/Abordagem: O estudo apresenta uma metodologia genérica que pode ser aplicada ao planejamento agregado na maioria das empresas. Ela consiste nas etapas: medir a capacidade, prever a demanda, escolher a política de capacidade adequada para a gestão da produção e, por fim, propor a alternativa ótima de planejamento agregado. Resultados: A metodologia utilizada mostrou-se viável em caso real, demonstrando que pode ser seguida a fio para o tipo de indústria em questão. O tempo necessário para aplicar essa metodologia em um estaleiro de pequeno porte (com menos de 20 funcionários) pode ser estimado em 1 a 2 semanas. Essa metodologia pode, inclusive, ser implantada como forma de consultoria para as indústrias do segmento, devido aos seus vários benefícios. Contribuições, implicações práticas e sociais: O estudo apresenta uma nova tecnologia para planejamento e controle da produção ao mercado náutico brasileiro, fomentando seu crescimento e competitividade internacional. Como consequência, o desenvolvimento da indústria nacional acarreta a geração de novos empregos. Originalidade/Valor: O valor do estudo consiste em sua contribuição direta para a prática profissional, fornecendo uma referência valiosa para o planejamento de produção em indústrias semelhantes. O trabalho apresenta uma metodologia original de planejamento agregado, demonstrada em um estudo de caso em estaleiros náuticos. Os resultados obtidos mostram a eficácia da abordagem na minimização dos custos de produção.

Biografia do Autor

Catarina Zovka de Moraes Lemos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Pernambuco e possui experiência no mercado de trabalho naval, atuando nas áreas de planejamento, engenharia e vistorias.

Heitor de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Engenharia Naval. Obteve grau de bacharel, mestre e doutor em Engenharia de Produção (Área de Concentração: Confiabilidade e Análise de Riscos) pela Universidade Federal de Pernambuco em 2009, 2011 e 2016, respectivamente.

Referências

ACOBAR. (2012). Indústria náutica brasileira: fatos e números 2012. www.acobar.org.br

Associação Brasileira da Classe Dingue. (2025). História do Dingue e da Classe Dingue no Brasil. Classe Dingue. https://classedingue.com.br/historia/

Aurélio Schmidt, M., Everling, M., & Shibata Santos, A. (2017). Materiais e processos na indústria náutica: o delineamento de um desenvolvimento projetual. DATJournal, 2(2), 34–51.

Barbosa, E. G., Duarte, H. O., Melo, S., & Bonnano, J. V. (2016). Project management methodology for boat designing: the case of an as-built project of a 33-foot boat in a Brazilian shipyard. Trans RINA, 158, 1–13. https://doi.org/10.3940/rina.ijme.2016.a2

Cordeiro, D. R., Cordeiro, D. C., Rocha, R. P., & Morais, M. de F. (2015). Modelagem Matemática para o Planejamento Agregado da Produção: Estratégia de Produção Constante e Estratégia de Acompanhamento da Demanda. IX Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 1–12.

DPC. (2023). NORMAM-211/DPC Normas de autoridade marítima para atividades de esporte e recreio. Marinha do Brasil, Diretoria de Portos e Costas (DPC), 1–227.

Filho, O. S. S., Carvalho, M. F. H. C., Henrique, M. M., & Fernandes, C. A. (1995). Planejamento agregado da produção ótimo com limite mínimo de estoque influenciado pelas incertezas de demanda. Gestão & Produção, 2(1), 8–24.

Gassen, G., Graciolli, O. D., Chiwiacowsky, L. D., & Mesquita, A. (2019). Proposta de um modelo de programação linear para otimização do planejamento agregado de produção de brocas para empresa multinacional. Revista Científica Eletrônica de Engenharia de Produção, 19(1), 21–43.

Jesus, M. L. (2014). Planejamento agregado de produção em uma indústria de manufatura de equipamentos: produção versus demanda [Monograph]. Universidade Federal de Minas Gerais.

Júnior, E. G. B. (2018). Gestão de tempo e recursos no projeto de embarcaçõs de esporte e recreio: metodologia proposta e exemplo de aplicação [Undergraduate Thesis]. Universidade Federal de Pernambuco.

Junqueira, R. de Á. R., & Morabito, R. (2006). Um modelo de otimização linear para o planejamento agregado da produção e logística de sementes de milho. Produção, 16(3), 510–525.

Lemos, C. Z. de M. (2024, abril 21). Algoritmo de otimização do Planejamento Agregado no programa LINGO. https://l1nk.dev/iKEl2

Moreira, D. A. (2012). Administração da produção e operações (2o ed). Cengage Learning.

Munhoz, J. R., & Morabito, R. (2010). Otimização no planejamento agregado de produção em indústrias de processamento de suco concentrado congelado de laranja. Gestão da produção, 17(3), 465–481.

Oliveira, J. P. N. de. (2014). Avaliação do Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos no Setor de Engenharia de Projetos de um Estaleiro de Grande Porte no Nordeste Brasileiro. Revista de Gestão e Projetos, 5(3), 01–13. https://doi.org/10.5585/gep.v5i3.257

Oliveira, L. H. S. (2011). Planejamento agregado da produção: um estudo de caso na indústria têxtil. Universidade de São Paulo.

Oliveira, V. A. (2011). Programação da produção em um estaleiro náutico [Master's Dissertation]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Paiva, R. P. O. de, & Morabito, R. (2007). Um modelo de otimização para o planejamento agregado da produção em usinas de açúcar e álcool. Gestão de produção, 14(1), 25–41.

Pasa, V. C., Olivo, C. J., & Radharamanan, R. (2017, janeiro 12). Maximização do lucro de uma empresa através do planejamento agregado: uma nova proposta. 1–8. https://www.researchgate.net/publication/266267818

Prado, D. (2010). Maturidade em Gerenciamento de Projetos (2o ed, Vol. 7). INDG.

Slack, N., Chambers, S., Harland, C., Harrison, A., & Johnston, R. (2010). Administração da produção Edição compacta (1o ed). Atlas.

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Lemos, C. Z. de M., & Duarte, H. de O. (2025). Balanceamento otimizado da produção com a demanda em estaleiros náuticos: metodologia aplicada em caso real. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 20(00), e025004. https://doi.org/10.15675/gepros.3020