Diagnóstico preliminar dos custos ambientais de uma empresa do setor alimentício na unidade industrial de Passo Fundo RS
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.307Resumo
Este artigo apresenta um diagnóstico preliminar dos custos ambientais decorrentes do processo produtivo de uma empresa de alimentos, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho foi realizado a partir de revisões bibliográficas, para identificar as variáveis e indicadores relacionados aos custos ambientais e para definir a metodologia a ser aplicada ao longo da pesquisa. Outra estratégia utilizada foram visitas in loco, bem como entrevistas não estruturadas e análises de relatórios de saída de resíduos, relatórios de identificação de aspectos e impactos ambientais, relatórios de indicadores ambientais e fluxogramas do processo produtivo, disponibilizados pela empresa. Os resultados obtidos até o momento indicam que o sistema contábil utilizado pela empresa não apresenta indicadores adequados para o efetivo controle dos investimentos e gastos na área do meio ambiente. Para a comunidade científica o presente estudo trará maior conhecimento sobre custos ambientais, dando subsídios a outras empresas de como procederem no processo de identificação dos seus custos ambientais, já que ainda é um dado pouco explorado no Brasil e há poucas pesquisas relacionadas ao tema. Palavras-chave: Processo Produtivo. Tomada de Decisão. Sistema Contábil. Metodologia de Jasch.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.