Estudos de caso de práticas de gestão de operações em empresas familiares
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i2.311Resumo
O trabalho apresenta um estudo sobre as relações entre cultura organizacional e práticas de gestão de produção e operações em três empresas familiares do Sul de Minas Gerais. As origens, a história e os aspectos contextuais marcam a vida das organizações, considerado os aspectos culturais presentes nas decisões e ações. O estudo dos valores de empresas familiares foi feito com recurso à pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo multicasos, com técnica de entrevistas em profundidade junto a dirigentes, fundadores e sucessores. Constatouse que as empresas estudadas são marcadas por valores organizacionais que se expressam em práticas de gestão de planejamento, organização, direção e controle, em relação a atividades de produção e operações. As evidências empíricas da inserção de valores nas práticas de gestão demonstram que, nas operações dessas empresas, os dirigentes procuram contornar as imposições e determinações da racionalização administrativa. O caráter sistêmico de um conjunto de valores presentes nas práticas de gestão de operações e produção de serviços, ao longo de histórias das empresas estudadas, revela um jeitinho familiar nas relações com clientes, funcionários, membros da família e nas negociações com fornecedores. Palavras-chave: Empresa familiar; Práticas de gestão; Produção e operações; Valores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.