Índice de sustentabilidade para matérias-primas e formulações químicas
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v4i4.502Resumo
O desenvolvimento de produtos que atendam aos critérios de sustentabilidade tem se tornado uma necessidade mundial. No entanto, a maioria das técnicas utilizadas pelas empresas para medir a sustentabilidade trata apenas dos aspectos ambientais e econômicos, sem considerar os aspectos sociais da sustentabilidade. Este artigo apresenta uma matriz que considera todos esses aspectos, gerando um índice de sustentabilidade para matérias-primas (Índice S) que pode ser usado de forma direta ou para calcular o índice de sustentabilidade de uma formulação química (Índice Sf). Após a descrição do método, é apresentado um estudo de caso aplicado a detergentes, em que o Índice S foi usado para a seleção de uma matéria-prima e o Índice Sf para o redesenho de uma formulação de detergente existente e para o desenvolvimento de uma nova proposta de produto denominada, neste trabalho, de formulação conceitual. A matriz mostrou-se útil como ferramenta de suporte à decisão e disseminação do conhecimento e o uso dos índices mostrou ser eficiente no caso estudado, permitindo comparar o grau de sustentabilidade das matérias-primas e das formulações conceituais. Palavras-chave: Matriz; Índice; Sustentabilidade; Matéria-prima; Produto.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.