A metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista para a identificação eavaliação de habilidades para o setor de estamparia têxtil
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.841Resumo
Neste artigo, será apresentado o estudo de caso realizado em um setor produtivo de estamparia têxtil, objetivando a elaboração de uma sistemática construtivista para identificar, avaliar e desenvolver habilidades e competências dos colaboradores deste setor. O construto teórico vale-se de uma abordagem acerca das habilidades e competências, sob o viéis organizacional, mais especificamente no chão de fábrica. Foi aplicada a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista (MCDA – C) para gerar conhecimento sobre o problema em questão e construção da proposta. Os procedimentos adotados na construção da metodologia foram: pesquisa documental e bibliográfica, aliadas à pesquisa de campo, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Por meio deste estudo, exploratório e empírico, foi possível gerar um entendimento, que não havia antes, acerca dos elementos influenciados pelas habilidades e competências no setor em questão. O estudo identificou 67 critérios relevantes e que avaliam o desempenho atual, em relação ao desempenho esperado, onde foi verificado que o desempenho atual está bem abaixo do esperado, segundo a metodologia, está com um desempenho de 10 pontos em uma escala de zero a cem. O estudo conta também, com algumas recomendações e análise de sensibilidade a alterações hipotéticas, no desempenho de alguns critérios.
Palavras-chave: Metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA-C); Gestão por competências; Habilidades; Setor têxtil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.