Análise de homogeneidade de localidades da cidade do Rio de Janeiro quanto a preços de locação: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.945Resumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar a aplicação da Análise de Homogeneidade como uma alternativa à análise de dados qualitativos. A Análise de Homogeneidade é uma técnica multivariada que tem duas finalidades básicas: redução de dimensionalidade e análise estrutural. O trabalho analisou valores em reais de aluguéis médios residenciais de 24 locais ou bairros da cidade do Rio de Janeiro em 2010. O estudo visa o agrupamento das localidades em função da similaridade dos seus aluguéis médios. O perfil 1, identificado, é formado pelos bairros com os aluguéis nas faixas mais baixas. A maioria dos bairros deste perfil é da zona oeste e zona norte. O perfil 2 é formado pelos bairros com os aluguéis nas faixas intermediárias. Contemplam os bairros da zona sul e barra. O perfil 3 é formado pelos bairros com os aluguéis nas faixas mais altas. Contemplam somente bairros da zona sul. Estes resultados são importantes tanto para ressaltar a importância da Análise de Homogeneidade quanto para as tomadas de decisão de administradores da área imobiliária.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.