Gestão de portfólio de produtos: práticas adotadas por uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos – SP
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.986Resumo
No contexto do processo de desenvolvimento de produtos (PDP), a gestão de portfólio cumpre importante papel ao determinar o conjunto de produtos que uma empresa utiliza para competir no mercado. Por realizarem contínuas atividades de previsão tecnológica para o desenvolvimento e transferência de tecnologias aos seus produtos ao longo do PDP, a gestão de portfólio é atividade complexa, especialmente entre as empresas de base tecnológica. Este artigo tem o objetivo de analisar as práticas de gestão de portólio de produtos em uma empresa de base tecnológica de médio porte localizada na cidade de São Carlos, SP. Empregou-se o procedimento qualitativo de pesquisa, operacionalizado por meio de estudo de caso. Dentre os principais resultados, notou-se que as decisões em portfólio de produtos dependem, sobretudo, da percepção da alta administração e que as análises financeiras constituem-se no principal método de apoio à decisão utilizado.
Palavras-chave: Processo de Desenvolvimento de Produtos. Gestão de Portfólio. Empresas de Base Tecnológica.Downloads
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