Análise do comportamento dos investidores no Multinve$t
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.993Resumo
Os jogos de empresas permitem que sejam aplicadas diversas teorias de forma prática e simulada, prendendo a atenção e envolvendo o participante. As finanças comportamentais estudam a maneira como os humanos interpretam e agem frente às informações para decidir sobre investimentos. Nessa ótica, o investidor avalia o risco de um investimento com base em um ponto de referência a partir do qual, mede os ganhos e perdas. O estudo objetiva analisar o comportamento dos acadêmicos da disciplina de jogos de empresas durante a experiência proporcionada pelo Multinve$t, que simula a dinâmica do mercado financeiro. Para tanto, esta pesquisa exploratória de natureza qualitativa utilizou-se de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados em seis equipes e a análise dos dados se deu por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicaram diferenças entre as estratégias e comportamentos das equipes. O Multinve$t mostrou-se importante para a aplicação de teorias financeiras de uma maneira prática e interessante, propiciando aos participantes a aquisição de conhecimentos por meio da simulação.
Palavras-chave: Jogos de Empresas. Finanças Comportamentais. Carteiras de Investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.