Definição de framework para a padronização de processos em um periódico científico com base em revisão da literatura e nos objetivos de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v9i4.1080Resumo
Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi estabelecer um framework para padronização de processos em um periódico científico. Ele tem uma equipe que executa rotinas operacionais reguladas por normas (externas) e padrões (internos e externos). A rotatividade elevada de membros da equipe de apoio (bolsistas) gerava perda de informação e aumentava a variabilidade da qualidade do serviço prestado. A pesquisa partiu do pressuposto de que a padronização (que inclui a formalização) dos processos poderia ser uma forma de reduzir este efeito secundário. Técnicas para padronização foram identificadas a partir de revisão da literatura nas principais bases de dados de periódicos e congressos nacionais e internacionais. As técnicas identificadas foram analisadas considerando-se o número de vezes em que apareceram nos artigos analisados e os objetivos de desempenho propostos por Slack et al. (2009). Como resultado obteve-se um framework para padronização de processos adaptado às necessidades do periódico estudado e viável de ser utilizado de forma mais ampla, dada a sua similaridade estrutural com o modelo proposto por Campos (2004), uma referência brasileira na área.
Palavras-chave: Padronização de Processos. Periódico Científico. Equipe Editorial. Revisão da Literatura. Objetivos de Desempenho.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.