Desenvolvimento de competências com jogos de empresas: pesquisa de opinião em um experimento com alunos do ensino técnico

Autores

  • Bruna Ferreira Jungles
  • José de Souza Rodrigues
  • Sheila Farias Alves Garcia

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2619

Palavras-chave:

Simulações Empresariais, Mapeamento de Competências, Aprendizado.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender quais são os atributos de competência mais utilizados pelos participantes de simulações empresariais durante o processo de tomada de decisão, segundo a opinião dos alunos. A amostra foi formada por 33 estudantes do ensino técnico em Administração, que responderam, inicialmente, um questionário de mapeamento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Após 7 rodadas de um jogo de simulação, os participantes responderam novamente ao questionário, pontuando o quanto cada um dos atributos de competência havia sido importante durante o processo de tomada de decisão. Os resultados evidenciaram que as competências mais utilizadas pelos estudantes durante a simulação foram aquelas relacionadas às dimensões habilidades e atitudes. Além disso, observou-se que o instrumento levou o aluno a refletir sobre suas competências e habilidades, incentivando-o a prestar atenção em como pensa e toma decisão. É provável que isso o tenha estimulado a pensar o exercício com o jogo como uma forma de estimular e desenvolver as habilidades e atitudes presentes no instrumento, bem como adquirir novos conhecimentos sobre o processo gerencial das empresas. Como limitações do estudo, apontam-se a utilização de um grupo pequeno de participantes e o fato de que os dados obtidos no experimento resultaram de um processo de autoavaliação. Recomenda-se que, em estudos futuros, sejam ampliados os tamanhos das amostras e realizadas simulações e avaliações em grupo para efeito de comparação com os resultados obtidos nesta pesquisa.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

Jungles, B. F., Rodrigues, J. de S., & Garcia, S. F. A. (2019). Desenvolvimento de competências com jogos de empresas: pesquisa de opinião em um experimento com alunos do ensino técnico. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 14(3), 194. https://doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2619

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