Aplicação da Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP na logística de uma grande rede varejista
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v11i4.1529Resumo
Este estudo tem como objetivo aplicar a Metodologia de Análise e Solução de Problemas - MASP na Logística de um Hipermercado pertencente a uma Grande Rede Varejista, identificando os problemas existentes na Logística da empresa, e na sequência tratando o problema mais impactante, seguindo o que preconiza a referida ferramenta. A pesquisa é qualitativa, exploratória, e é um estudo de caso. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto por 10 perguntas fechadas e abertas, o qual foi distribuído aos 31 sujeitos da pesquisa, compostos por colaboradores que ocupam os cargos de gerência/chefia e liderança de 16 setores do Hipermercado. Como resultados da pesquisa foram identificados 11 problemas na Logística, tendo como o mais relevante os excessos de estoque, o qual foi tratado pela ferramenta MASP, através de suas 08 etapas de implementação, auxiliado por outras ferramentas da qualidade já consagradas na literatura especializada.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.