MAPA ESTRATÉGICO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS BASEADO NO BALANCED SCORECARD
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.20Abstract
As empresas devem assumir a sua responsabilidade para com a sociedade, demonstrando que não se preocupam apenas com a obtenção do lucro, mas também em proporcionar o bem estar social através de cuidados com os grupos sociais e o meio ambiente. As empresas que investem em políticas de responsabilidade social obtém uma série de benefícios indiretos como aumento da motivação dos funcionários, melhoria da reputação e diminuição de riscos. Em virtude destes potenciais benefícios de longo prazo, o tema está adquirindo um caráter estratégico. O presente artigo propõe um mapa estratégico para os departamentos envolvidos com a responsabilidade social baseado no Balanced Scorecard. Apresentam-se indicadores de performance social interligados por relações de causa e efeito que culminam na sustentabilidade do negócio sob a ótica do triplo resultado: financeiro, ambiental e social. Palavras-Chave: Responsabilidade social das empresas, Mapas estratégicos e Indicadores de performance social.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.