MAPA ESTRATÉGICO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS BASEADO NO BALANCED SCORECARD

Authors

  • Ricardo Miyashita
  • Karina Gomes Soares

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.20

Abstract

As empresas devem assumir a sua responsabilidade para com a sociedade, demonstrando que não se preocupam apenas com a obtenção do lucro, mas também em proporcionar o bem estar social através de cuidados com os grupos sociais e o meio ambiente. As empresas que investem em políticas de responsabilidade social obtém uma série de benefícios indiretos como aumento da motivação dos funcionários, melhoria da reputação e diminuição de riscos. Em virtude destes potenciais benefícios de longo prazo, o tema está adquirindo um caráter estratégico. O presente artigo propõe um mapa estratégico para os departamentos envolvidos com a responsabilidade social baseado no Balanced Scorecard. Apresentam-se indicadores de performance social interligados por relações de causa e efeito que culminam na sustentabilidade do negócio sob a ótica do triplo resultado: financeiro, ambiental e social. Palavras-Chave: Responsabilidade social das empresas, Mapas estratégicos e Indicadores de performance social.

Published

2005-11-01

How to Cite

Miyashita, R., & Soares, K. G. (2005). MAPA ESTRATÉGICO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS BASEADO NO BALANCED SCORECARD. Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, (1), Pag. 74. https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.20

Issue

Section

Articles