A utilização de medidas de desempenho logístico no setor sucroalcooleiro: um estudo de caso exploratório
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.182Resumo
Este artigo apresenta parte de um amplo estudo realizado por um grupo de pesquisas em logística, que avaliou o status de uma cadeia de suprimentos inteira, quanto à excelência de suas práticas logísticas, utilizando como base alguns modelos de excelência. Assim, o problema de pesquisa consistiu em conhecer quais medidas de desempenho logístico para o grupo de métricas de custos; gerenciamento de ativos; serviço ao cliente e produtividade, são utilizadas por uma empresa do setor sucroalcooleiro. Para responder a essa questão, utilizaram-se a pesquisa descritivo-exploratória e a estratégia de pesquisa de estudo de caso, comparando às variáveis selecionadas para a investigação, com a realidade de uma empresa do setor sucroalcooleiro. Os resultados da pesquisa mostram que a empresa tem o foco voltado às métricas de custos e produtividade, dando menor atenção aos serviços ao cliente e ao gerenciamento de ativos. Além disso, foi constatado, em relação à perspectiva de avaliação, maior atenção na perspectiva de Benchmarking, com menor atenção à perspectiva funcional e quase nenhuma atividade relacionada à perspectiva de Supply chain. Palavras-chaves: Logística, Medição de Desempenho, Medidas de Desempenho, Sucroalcooleiro.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.