Redes sociais na Internet: uma investigação sobre práticas de compartilhamento de arquivos no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i4.900Resumo
As redes sociais na Internet experimentaram um grande e rápido crescimento nos últimos anos e congregam milhões de usuários no Brasil e no mundo. Tais redes permitem agregar grupos de pessoas, com relacionamentos ou interesses comuns, permitindo aos membros desse grupo comunicar-se e trocar informações. Algumas redes sociais possuem objetivos específicos como, por exemplo, a rede Linkedln, somente para profissionais. Contudo, todas elas compartilham de informações, seja na forma de mensagens curtas seja em fotos e vídeos, dentre outros. O compartilhamento de informações em arquivos é uma atividade também crescente na Internet e é realizada de diversas formas, como o envio de arquivos, através de e-mails para vários contatos ou a disponibilização em áreas compartilhadas. Contudo, ainda não estão disponíveis aplicativos que permitam o compartilhamento de arquivos no Facebook, considerada a principal rede social da atualidade. Dada a grande quantidade de usuários do Facebook, a familiaridade dos mesmos com o uso de aplicativos integrados ao Facebook e a crescente procura pelo compartilhamento de arquivos, constata-se que existe uma real demanda para aplicativos, que permitam aos usuários compartilhar arquivos com seus contatos nessa rede social. O presente trabalho busca investigar como os usuários utilizam o Facebook e quais são as suas práticas para compartilhamento de arquivos. Acredita-se que os resultados obtidos fundamentarão projetos futuros para o desenvolvimento de um software para compartilhamento de arquivos no Facebook. Devido ao caráter exploratório dessa investigação, optou-se por um survey para o levantamento de dados, aplicado pela web. A partir da análise dos dados, observou-se um uso frequente do compartilhamento de arquivos, mas sem interesse em serviços pagos. Quanto ao Facebook, observou-se o seu uso intenso, tanto na frequência de acesso e no tempo da conexão como no uso de aplicativos (jogos, quiz, etc). O conjunto dos resultados obtidos mostra um cenário favorável e uma necessidade imediata para o desenvolvimento de aplicativos que permitam o compartilhamento de arquivos no Facebook.
Palavras-chave: Redes Sociais; Facebook; Internet; Tecnologia da Informação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.