Sistema de Produção Enxuta: analisando as práticas adotadas em uma indústria têxtil paraibana
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v0i1.984Resumo
A adoção de práticas enxutas é atualmente bastante utilizada nas organizações que buscam possuir um desempenho competitivo baseado em baixos custos. Esse tipo de estratégia produtiva possui em sua essência a busca constante pela redução dos desperdícios, buscando eliminar qualquer atividade que não agregue valor aos produtos ou serviços. Devido a esse sistema não utilizar metas fixas, e sim uma busca constante pelos melhores resultados, avaliar o grau de implementação ou aplicação da PE gera certa dificuldade para as empresas. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi verificar o processo de aplicação de algumas práticas enxutas no sistema produtivo de uma indústria têxtil localizada na cidade de João Pessoa/PB. Foram escolhidos os indicadores propostos por Saurin e Ferreira (2008), que apresentam uma avaliação qualitativa das práticas enxutas. Para tanto, utilizou-se de entrevistas e observação sistemática. Como resultado constatou-se que a adoção das práticas enxutas possibilitou algumas vantagens para a organização, como redução das perdas e do lead time. A empresa obteve nota geral 6,53, tendo como destaque a integração da cadeia de fornecedores e as operações padronizadas.
Palavras-chave: Produção Enxuta. Avaliação de Práticas. Indústria Têxtil.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.