Análise do comportamento da oferta de medicamentos contra hipertensão e diabetes no estado do Rio Grande do Sul entre 2006 e 2017 por meio da metodologia ARIMA
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v15i2.2435Resumo
O Programa Farmácia Popular é indispensável para o tratamento da hipertensão arterial e do diabetes, as duas principais doenças crônicas não transmissíveis do país. Por esse motivo, esta pesquisa objetivou avaliar o comportamento da oferta desses medicamentos no estado do Rio Grande do Sul. Para isso, métodos estatísticos foram utilizados no banco de dados coletado, sendo a metodologia ARIMA (p,d,q) a prioritária. Utilizando os métodos de AIC e BIC, foi possível determinar modelo SARIMA (2,0,0)(1,0,0)12 como o melhor para representar o comportamento da oferta desses medicamentos. Os principais resultados apresentam que os últimos três meses influenciam diretamente na quantidade e oferta de medicamentos, com evidências de sazonalidade anual. Além disso, os resultados foram discutidos com outros estudos realizados nesse contexto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.