Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)
DOI:
https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.925Resumo
O presente artigo tem como objetivo estruturar o problema de decisão de seleção entre os tipos de arquitetura de ROA pela aplicação da teoria da utilidade multiatributo. A escolha de infraestrutura de TI mais adequada para o ROA é decisão complexa, pois envolve atributos conflitantes e deve atender todos os requisitos necessários. Em situações de incertezas, a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT) auxilia o tomador de decisão na seleção da melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos pelo decisor. O estudo demonstrou que a opção de ROA distribuído e indexação distribuída (A4) é menos sensível a mudanças e possui maior utilidade. De acordo com a análise, A4 é a opção mais indicada para implantação de infraestrutura de TI para a organização de ensino em questão. O estudo contribui para que pesquisadores e gestores profissionais possam avaliar os tipos de arquitetura de ROA e replicar o modelo de decisão para encontrar resultados análogos.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do artigo autorizam a publicação do texto na revista e garantem que a contribuição é original e inédita, não estando em processo de avaliação em outra(s) revista(s). As opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não sendo a revista responsável por tais conteúdos.
Os editores da revista reservam o direito de efetuar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação, caso necessário.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.