Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT)

Authors

  • Guilherme Bizarro Salve Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Vanessa Ribeiro Campos UFC
  • Edson Walmir Cazarini EESC/USP

DOI:

https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.925

Abstract

O presente artigo tem como objetivo estruturar o problema de decisão de seleção entre os tipos de arquitetura de ROA pela aplicação da teoria da utilidade multiatributo. A escolha de infraestrutura de TI mais adequada para o ROA é decisão complexa, pois envolve atributos conflitantes e deve atender todos os requisitos necessários. Em situações de incertezas, a Teoria de Utilidade Multiatributo (MAUT) auxilia o tomador de decisão na seleção da melhor alternativa de acordo com critérios estabelecidos pelo decisor. O estudo demonstrou que a opção de ROA distribuído e indexação distribuída (A4) é menos sensível a mudanças e possui maior utilidade. De acordo com a análise, A4 é a opção mais indicada para implantação de infraestrutura de TI para a organização de ensino em questão. O estudo contribui para que pesquisadores e gestores profissionais possam avaliar os tipos de arquitetura de ROA e replicar o modelo de decisão para encontrar resultados análogos.

Author Biography

Guilherme Bizarro Salve, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor do IFTO desde 2003. Trabalha as disciplinas de gestão de projetos, tomada de decisão e teoria geral da administração nos cursos de gestão pública e administração.

Published

2014-07-23

How to Cite

Salve, G. B., Campos, V. R., & Cazarini, E. W. (2014). Infraestrutura de tecnologia da informação (TI) para repositórios de objetos de aprendizagem (ROA) com aplicação da teoria da utilidade multiatributo (MAUT). Revista Gestão Da Produção Operações E Sistemas, 9(2), 83. https://doi.org/10.15675/gepros.v34i2.925

Issue

Section

Articles